Cooperativismo

Cooperativismo

Conceito do Cooperativismo

A filosofia do cooperativismo resultou de várias experiências ao longo dos anos, mas no século XIX na sociedade de Rochdale – Inglaterra, tem suas origens criadas em meio a Revolução Industrial, no momento em que se constituiu a primeira cooperativa, em busca de um estilo mais justo e mais participativo.

União por um objetivo comum: esta é a definição do cooperativismo, que representa uma força diferenciada de organização social e traz em seu escopo a solidariedade e a responsabilidade.

É uma doutrina socioeconômica fundamentada na liberdade humana e nos princípios cooperativos. A cultura cooperativista visa desenvolver a capacidade intelectual das pessoas de forma criativa, inteligente, justa e harmônica, procurando a sua melhoria contínua. Os seus princípios buscam pelo resultado econômico, o desenvolvimento social através da melhoria da qualidade de vida e da boa convivência entre seus cooperados.

Nos últimos anos, o cooperativismo tem se mostrado como uma organização de trabalho viável e promissora para uma distribuição de renda mais justa, considerando uma forma democrática e participativa com objetivos econômicos e sociais comuns.

Princípios Cooperativistas Princípios Cooperativistas