Notícias Coopama

Coopama - 78 anos

Para colher bons resultados do plantio é preciso persistência, atenção, cuidados especiais, amor ao que faz e, sobretudo, mãos que trabalhem arduamente para que se alcance sucesso!

Assim é a história da Coopama, que em 2022 completa 78 anos de atuação, com muita luta e trabalho, sempre focada no desenvolvimento do campo e do produtor rural de nossa região.

Um caminho trilhado por muitas pessoas que acreditaram e trabalharam para que a nossa Cooperativa chegasse até aqui. Hoje colhemos os frutos de muita dedicação ao campo ao longo de mais de sete décadas.

São muitos os personagens que contribuíram e contribuem para estes anos de história e farta colheita. Certamente uma história escrita por muitas mãos.

(Depoimentos)

JÚlio FlÁvio Neves

Polinutri

Há quase 50 anos, pelas mãos dos Srs. Rubens Garcia e Valter Pereira, então Diretor Administrativo e Presidente da Coopama, respectivamente, eu entrava nesta Cooperativa da qual guardo as melhores lembranças do início do meu percurso profissional.

Deixei a Coopama, mas, ela jamais me deixou. Quanto aprendizado se pode conquistar sob a inspiração do verdadeiro espírito cooperativista.

De lá para cá chegaram novos gestores, colaboradores, cooperados, mas sempre com o mesmo ideal cooperativista, o mesmo e inabalável compromisso de fazer avançar a agropecuária de Machado e região.

Hoje, vendo a Coopama com tamanha grandeza, do alto de seus 78 anos, sob a competente administração do Presidente Dr. João Emygdio e de diretores tão capazes como o Dr. Fernando Caixeta e todos os seus colegas, tenho certeza de que para seus cooperados, para os machadenses e para aqueles que, como eu, puderam um dia trabalhar nesta vitoriosa instituição, o sentimento é de plena confiança no futuro que a aguarda.

**********************************************************************************

 

Moacyr Figueireido

Cooperado

E falando em homenagem, tivemos uma triste notícia de uma grande perda a Coopama. Nosso cooperado Sr.Moacyr Figueiredo faleceu enquanto editávamos o Coopama informa, porém ele havia nos deixado uma linda homenagem à Coopama:

Iniciei minha vida profissional comprando e vendendo gado de corte, que troquei por vacas leiteiras. Também trabalhei na linha de leite por algum tempo. Perseverei por alguns anos na produção de leite, hoje me dedico apenas a pecuária de corte, cafeicultura e milho.

Entrei de cooperado há muitos anos, assim que comecei a trabalhar. Hoje sou o cooperado mais antigo, antes de mim vinha Sr. Luiz Garrucha, grande amigo de uma vida inteira. Minha história com a Coopama vem de longa data e, de forma bilateral, creio eu, de respeito e reciprocidade, com ambas as partes cumprindo suas obrigações e deveres.

A Coopama é um instrumento que viabiliza ao produtor rural acesso à insumos e maquinários indispensáveis para o desenvolvimento da agricultura, aos quais ele não conseguiria acessar de forma individual.

Nesse aniversário de 78 anos, há que se comemorar muitas barreiras e obstáculos transpostos. Uma vida longa de grandes vitórias, as quais devemos em grande parte à gestão do nosso Presidente João Emygdio Gonçalves, que com sua dedicação e visão empresarial, elevou a Coopama a patamares nunca antes alcançados e conferindo uma visibilidade não só nacional, como internacional.

Hoje, a Coopama é uma instituição respeitada e aclamada na sua área. Grande parte deste sucesso devemos ao corpo de colaboradores da Coopama que” veste a camisa da cooperativa” e se dedica a servir da melhor forma seus cooperados.

A Coopama, enlutada pela perda, agradece os 56 anos que o Sr. Moacyr foi nosso cooperado, grande parceiro e amigo!

******************************************************

ORNATO ANTÔNIO DE CARVALHO

Cooperado

Sou cooperado desde 1968. São 54 anos na Coopama. Tenho 82 anos e comecei minha vida no campo muito cedo. Estava com apenas 12 anos de idade quando um tio me chamou para ajudar no trabalho. Trabalhava dia e noite e ainda estudava. Aos poucos, fui fazendo um negócio aqui, outro ali, comprei umas terrinhas, vendi uns bois e comecei devagarzinho.

Levei minha vida na roça assim: fazendo fumo, amansando boi e depois de um tempo, vendendo leite.  Os filhos depois que cresceram passaram para o café. Tem sido uma vida de muito trabalho, mas tudo indo conforme Deus deseja.

A Coopama entrou na minha vida quando eu comecei a vender leite. Na ocasião, era uma cooperativa pequena, mas ajudava em muitas coisas.  Na época do leite a cooperativa me ajudou bastante!

Me lembro bem que a chegada da cooperativa ajudou muita gente aqui, a linha inteira. A concorrência era complicada, a cooperativa nos ajudou e ajeitou tudo.

Lembro-me quando a Coopama abriu uma loja aqui em Poço Fundo. Ah, foi bom para os produtores. Antes, a gente precisava ir até Alfenas para comprar peças, com a chegada da Coopama, tudo passou a ser solucionado aqui.  

É necessário lembrar sempre do trabalho que o Dr. João faz. Depois que ele assumiu a presidência a cooperativa melhorou, cresceu muito! Cresceu demais! E nós, produtores, precisamos disso, de pessoas de visão.

Os colaboradores são ótimos, para pessoas que assim como eu são mais velhas, eles são muito pacientes. Enquanto nós formos vivos nós vamos pelejando, mas sempre junto com a Coopama. Eu só agradeço e parabenizo a nossa cooperativa pelos 78 anos.

 

*********************************************

Edna de Oliveira dos Santos

Colaboradora Coopama

 

Faço parte da família Coopama há 27 anos.  O primeiro departamento em que atuei foi o de compras, como auxiliar. Em seguida fui vendedora e caixa na Loja de Confecções (Coopama Store) e desde 2004 faço parte do departamento comercial, exercendo a função de analista comercial, responsável pela precificação do varejo.

 

É muito gratificante fazer parte desta cooperativa há tanto tempo e poder participar de todas as conquistas alcançadas. Além de ser tão importante para região, ela também valoriza seus colaboradores e sempre está preocupada com o bem-estar de todos.

 

Durante estes anos foram muitas realizações, crescimento profissional e aprendizado, com cada pessoa com quem pude trabalhar. Sou grata por todas as oportunidades que me foram dadas e tenho o sentimento de tê-las correspondido. Espero poder continuar colaborando com a Coopama, para que continue sendo esta cooperativa de sucesso.

 

Orgulho de ser Coopama!

 

***********************************************************

 

 

DENILSON DE ASSIS MENDES

Colaborador Coopama

 

Comecei na Coopama há 33 anos como auxiliar no departamento de compras. Posteriormente me tornei encarregado do setor de compras até assumir a gerência de vendas na qual fiquei por quase 12 anos.

Atualmente estou na gerência industrial que abrange as divisões de combustíveis, originação de grãos e a indústria de rações, núcleos e minerais da Coopama. Conto com uma equipe de aproximadamente 90 colaboradores que trabalham com muita dedicação no atendimento ao cooperado nos seus respectivos departamentos.

A Coopama faz parte da minha vida e da vida de minha família, pois passo a maior parte do tempo nesta conceituada cooperativa de onde já herdei o sobrenome “Denilson da Coopama”.

Participar do crescimento desta jovem empresa com seus 78 anos é motivo de orgulho, posso dizer que se o tempo voltasse e eu tivesse a oportunidade de escolha, eu escolheria estar na Coopama e faria tudo novamente.

Gostaria de falar do nosso Presidente Dr. João Emygdio Gonçalves que, com seus mais de 80 anos de idade, é o nosso maior exemplo de dedicação e força de vontade. Ainda hoje ele se dedica em aperfeiçoar o conhecimento através de inúmeros cursos por ele feitos e nos incentiva todos os dias a buscar mais conhecimento, para colocar a nossa Coopama cada vez mais à disposição de seus cooperados. Em nome dos diretores: Presidente Dr. João Emygdio Gonçalves, Financeiro Sandro da Silva Oliveira e Administrativo Fernando Caixeta Vieira, gostaria de parabenizar os demais conselheiros e todos os nossos colaboradores e cooperados pelos 78 anos da nossa COOPAMA, pois sabemos que a Coopama contribui muito para o agronegócio, o propulsor da economia de nosso país.

*******************************************************

Antônio Roberto Amo

Shell Lubrificantes 

Estou na Shell há 50 anos e atuo na venda de lubrificantes e filtros Mann para tratores caminhões e carros para cooperativas no Sul de Minas.

Atendo a Coopama há mais de 40 anos, através dos compradores Sr. Denilson e Sr. Dirceu, que me encaminharam para o Sr.Orivaldo (gerente do Posto) na antiga Estação Ferroviária. Atualmente sou atendido pelo Sr. Evânio e muito bem recebido por todos.

Confesso que tenho muito orgulho em atender a Coopama. Vê-la chegar aos 78 anos é certeza de que toda esta conquista é fruto de um trabalho sólido e transparente, consolidando seu nome no mercado cooperativista atual.

Não podemos deixar de citar o Presidente Dr. João Emygdio Gonçalves com uma gestão de muita responsabilidade e visão no futuro, sem medo de novos desafios e que busca sempre por novas soluções para o crescimento da Coopama e seus cooperados.