Notícias Coopama

DESTAQUES CAFÉ COOPAMA 2023

 

No dia 9 de maio de 2024, a Coopama promoveu o “Destaques Cafés Coopama 2023”. O evento reforça o compromisso contínuo da cooperativa, aos seus 80 anos de fundação, com a produtividade e rentabilidade das mais de 3.500 famílias associadas, destacando a união e o esforço coletivo no cultivo do café.

Os cooperados destaques estiveram presentes com seus familiares, enfatizando a importância da colaboração e o impacto positivo gerado pela dedicação junto ao trabalho com a cafeicultura.

Os Diretores Executivos da Coopama, Sandro Oliveira (Presidente), Fernando Caixeta (Administrativo) e Luis Alberto Berteli (Financeiro), fizeram a abertura do evento, onde ressaltaram a relevância do cooperativismo no desenvolvimento do agro e na consolidação da cooperativa como uma entidade de suporte aos agricultores locais.

Antes da premiação, os participantes assistiram a uma palestra ministrada por Kleso Silva Franco Júnior, engenheiro agrônomo, doutor em Manejo de Solos em Lavouras Cafeeiras e coordenador técnico de culturas da Emater. Ele falou sobre “A Moderna e Sustentável Cafeicultura Brasileira", abordando a sustentabilidade, os avanços da cafeicultura e a certificação.

Na sequência foram apresentados novos projetos de tecnologia e inovação relacionados ao departamento de café da Coopama num Painel conduzido pelos colaboradores Daniel Reis (Gerente de Riscos), Lorena Miranda (Supervisora de Relacionamento com o Cooperado) e Kevin Mai (Degustador de Café), no qual foram compartilhadas informações e novidades sobre o Projeto de Café Fermentado e Café Feminino. A apresentação foi complementada com a participação da empresa Selvatec, responsável pela fabricação da levedura para fermentação de café, representada por Suikinai Nobre Santos – doutora em Biotecnologia Microbiana que fez parte da lista Forbes 2022, como uma das 20 mulheres inovadoras na Agtechs, que contribuiu com seus conhecimentos acerca da inovação no ramo.

 

Reconhecimento

O evento reconheceu os cooperados que tiveram o melhor desempenho na qualidade de produção de café e histórias dedicadas à excelência na cafeicultura, além do relacionamento e fidelidade com o setor de café. Foram reconhecidos em quatro categorias: Feminino, Tecnologia e Inovação, Barter e Comercialização.

 

 

Destaque Café Feminino

Juliana Caixeta Carvalho - Fazenda Planalto - Machado

Neuza Garcia Vieira - Fazenda Riviera - Machado

Maria Helena Giubilei - Fazenda Macaco - Machado

 

Destaque Tecnologia e Inovação

Márcio Reule Batagini - Sítio Barro Branco - Poço Fundo

Adriano Costa Franco - Fazenda Água Limpa - São João da Mata

 

Destaque de Barter

Maria Dorotéia Rennó Moreira - Fazenda Santa Maria - Santa Rita do Sapucaí

Clésio Rogério Domingues - Sítio São José - Poço Fundo

Ângelo José Scalco Neto - Sítio Cardoso - Poço Fundo

Reinaldo Ferreira Dias - Fazenda Cantinho da Limeira - Machado

 

Destaque Comercialização

Alysson Tavares Ferreira - Fazenda Renascer - Machado

Flávio Carlos Caixeta - Sítio Palmital - Turvolândia

Ivair Alencar Serafini - Sítio Sassafrás - Machado

José Onivaldo Bernardes - Sítio Posses - Campestre

Josmar de Araújo - Sítio Santa Rita - Machado

Laércio Frazão - Sítio Santo Antônio - Machado

Marcos Roberto Scanavachi – Sítio Pinheirinho - Machado

Mauro Sérgio de Freitas - Sitio São Domingos - Elói Mendes

Rogélio Serafini - Sítio Santo Antônio - Machado

Vanil Caliari Alves - Sítio Barra Grande – Poço Fundo

 

O evento, mais uma vez, evidenciou os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da Coopama nestes 80 anos de atuação: seus cooperados, que investem cada vez mais em qualidade, métodos de produção diferenciados e sustentáveis, e que encontram na Coopama os serviços e profissionais atuando em favor dos desafios da cafeicultura e do pleno desenvolvimento do agronegócio.